Consumismo e consumerismo

A diferença entre o consumerismo e o consumismo é que no consumerismo as pessoas adquirem somente aquilo que caracteriza um consumo racional, controlado e responsável, que tem em conta as consequências económicas, sociais, culturais e ambientais do próprio acto de consumir.

Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que tem curiosidade de experimentar devido à publicidade, à moda ou por ser um produto de marca.

Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. A doença do consumismo tem nome, chama-se oniomania, ou consumo compulsivo. As pessoas compram compulsivamente coisas que não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.

O consumerismo é importante para levar o indivíduo a reflectir sobre as suas necessidades, aspirações e recursos, nunca se desligando das consequências dos seus actos para o ambiente, para os trabalhadores e para o mercado... Ler mais

O consumidor precisa de estar mais atento aos recursos naturais e à sua utilização, em função das suas necessidades reais. É o caso da água, das embalagens, do uso da energia, dos transportes e da gestão dos resíduos. Há uma relação directa entre o que consumimos e o desenvolvimento sustentável. Quando consumimos com critério e com cuidado pelo ambiente estamos a preservar esses recursos e o próprio Planeta. Ler mais

Outros recursos

http://decojovem.pt/ - Site da DECO para os jovens

Regresso às aulas em segurança - Brochura do Governo

https://www.consumidor.gov.pt/ - Portal do Consumidor

https://www.nestlecriancassaudaveis.pt/ - A responsabilidade social da Nestlé, expressa num site de educação alimentar para crianças (do pré-escolar ao 3º ciclo)

Segurança em Dispositivos Móveis - Um alerta recente da SeguraNet.pt/

Segurança na Internet - Brochuras Comunicar em Segurança - Fundação Altice

Ecocidadão - Um ebook para reflexão sobre mobilidade sustentável

Obesidade Infantil: testemunho de quem já teve peso a mais - Academia RTP

Texto curto: Consumismo e consumo

Direitos e Deveres do Consumidor Consumerismo

Um mundo de loucos ... - Texto que circula nas redes sociais

I Parte
1. Distingue consumismo de consumerismo.

2. Justifica a importância de uma atitude consumerista.

3. Relaciona o consumerismo com a necessidade de preservar os recursos naturais e os equilíbrios ecológicos

II Parte
Fazer uma apresentação no Google Drive e partilhá-la no blogue, subordinada ao tema consumismo e consumerismo com o mínimo de 10 slides, utilizando os recursos indicados acima.

III Parte
Fazer uma apresentação no Google Drive e partilhá-la no blogue, com a matéria até agora leccionada em Economia, como preparação para o 1º Teste.

SUGESTÃO: Tópicos para um resumo ou apresentação

Sem comentários: